Os endereços do motor de busca Google específicos por país, e que usam os domínios de topo das diferentes nações, como google.pt (para Portugal) ou o google.co.jp (para o Japão), vão deixar de ser mostrados aos utilizadores e vão passar a redirecionar para o domínio principal do serviço, o google.com.
A tecnológica revela que vai deixar de usar os domínios de topo para cada país nas pesquisas e passar a disponibilizar todos os serviços de pesquisa no google.com, mas com a garantia de que os resultados localizados continuam a ser mostrados.
A estratégia de usar informação de localização para fornecer resultados baseados na geografia começou em 2017. Nessa altura, em qualquer pesquisa que fosse feita num endereço de país ou no google.com o utilizador veria sempre a versão dos resultados para o local onde estava localizado. Com o fim da utilização dos domínios de topo, a Google parece chegar a uma conclusão neste processo, noticia o Engadget.
Em comunicado, a gigante explica que “é importante realçar que embora esta atualização vá mudar o que os utilizadores veem na barra de endereços do navegador, não irá afetar a forma como a Pesquisa funciona, nem vai mudar a forma como lidamos com as obrigações a que estamos sujeitos pelas legislações nacionais”.