Elon Musk, dono da rede social X e membro da administração do presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma saudação polémica, associada com o regime nazi, em janeiro, e o gesto não foi bem recebido. Dezenas de moderadores do Reddit manifestaram-se na altura contra o ato, começando a bloquear as ligações da plataforma para a rede social X. Elon Musk queixou-se publicamente da retaliação e, sabe-se agora, terá também pressionado em privado o diretor executivo do Reddit, Steve Huffman, para silenciar os críticos do regime de Trump.
Fontes próximas do tema revelam ao The Verge que houve trocas de mensagens entre Elon Musk e Steve Huffman antes de a plataforma banir o canal r/WhitePeopleofTwitter por 72 horas. Esta comunidade tornou-se palco de violentas ameaças contra os membros da DOGE, o organismo que Musk está a dirigir para conseguir mais eficiências no governo americano, e foi também aí que surgiram mais ameaças depois de se saber de alegados roubos de informação sensível no DOGE. A comunidade acabou por ser completamente banida e não foi alvo de moderação.
Um dos moderadores ouvido afirma que “não tenho qualquer problema com a remoção de conteúdo que viole as normas (e levar a cabo as respetivas ações administrativas contra as contas), mas considero problemático que ele [Elon] seja capaz de exercer influência em instituições públicas e privadas”.
Entre as comunidades que baniram os links da X estão locais tipicamente apartidários e apolíticos como a r/NFL ou a r/Nintendo. Os moderadores da r/Military explicaram sucintamente as razões para banir os links: “Ele que se f*da”, referindo-se presumivelmente a Musk.
Elon Musk esteve durante alguns dias sem refutar ter feito a saudação nazi, mas acabou por fazê-lo alguns dias depois no podcast de produtor Joe Rogan. A verdade é que o gesto acabou por ser replicado várias vezes por diversas figuras do ambiente MAGA (Make America Great Again).