O Waze vai passar a informar os utilizadores quando partes da sua rota passem por estradas onde o índice histórico de acidentes é elevado. A Google combina um sistema de Inteligência Artificial com o histórico de alertas dados pelos utilizadores. A funcionalidade está em fase beta desde o ano passado e deve ser agora lançada para todos os utilizadores.
Ao informar antecipadamente sobre o histórico de acidentes no percurso, a Google pretende que os utilizadores estejam mais conscientes do potencial perigo e passem a estar mais alerta. Nesta fase, não vai ser ainda possível perceber se os acidentes que aconteceram naquela rota foram graves ou ligeiros, pois pretende-se que a funcionalidade consiga o equilíbrio entre informar convenientemente os utilizadores sem se tornar uma distração. Outro dado que não irá aparecer é se o acidente envolveu outros veículos, peões ou ciclistas, confirma o The Verge.
Dez anos depois de ter adquirido o Waze (e ter promovido transferências de funcionalidades de e para o Google Maps), a Google acabou por integrar a equipa da Waze dentro da divisão de Geo, onde estavam já o Earth, o Maps e o Street View.
A nova funcionalidade está disponível agora para todos os utilizadores.