Ainda não foi confirmado oficialmente, mas a Google pode estar a preparar uma página alternativa de pesquisas onde integra um chatbot que oferece resultados como o ChatGPT, naquela que pode ser a resposta da gigante tecnológica ao fenómeno que tem conquistado grande popularidade nos últimos tempos. De acordo com a CNBC, a Google está a testar internamente o Apprentice Bard, um bot construído com a tecnologia própria LaMDA, semelhante aos modelos de linguagem de IA que a OpenAI usa para o ChatGPT.
Uma das grandes vantagens do Bard é que consegue devolver resultados mesmo sobre eventos recentes. A OpenAI relembra que o ChatGPT tem “conhecimento limitado sobre o mundo e os eventos depois de 2021”.
A Google parece estar a testar várias alternativas de página principal, onde substitui o típico ‘Sinto-me com sorte’ com botões e caixas para perguntas, onde aparecem as sugestões de pesquisas e respostas.
Nesta fase, estes avanços e testes ainda não passam de tentativas não oficiais de resposta da Google ao ChatGPT, pelo que teremos de aguardar pela confirmação da gigante sobre qual a interface de utilização e com que tecnologia integrada vai começar a presentear os utilizadores.
Recorde-se que a Google declarou a situação de “código vermelho” em resposta ao surgimento do ChatGPT, reconhecendo a ameaça que o algoritmo pode colocar ao seu negócio.