A Netflix vai lançar um novo plano de subscrição, mais barato do que os atuais (o preço mínimo para subscrever a Netflix em Portugal atualmente é de 7,99 euros) e que terá publicidade. Esta versão mais barata da Netflix será lançada no “início do próximo ano”, revela agora a Bloomberg, e já há algumas pistas sobre as funcionalidades… que não vai ter.
O programador Steve Moser encontrou código na atual versão da aplicação da Netflix para o sistema operativo iOS que indica que quem subscrever esta versão mais barata e com anúncios não poderá fazer o download de séries e filmes para ver quando não tem acesso à internet (modo offline).
“Downloads disponíveis em todos os planos exceto no Netflix com anúncios” foi uma das frases encontradas por Steve Moser enquanto analisava a app da Netflix. Mas há mais: o código da aplicação também sugere que os utilizadores não vão ter qualquer hipótese para ignorar os anúncios e que até os próprios botões de reprodução (reproduzir, pausar, avançar, recuar) não estarão visíveis durante os momentos de publicidade que a Netflix vai introduzir no meio das séries e dos filmes.
Outra descoberta indica que a Netflix pretende personalizar a publicidade em função de cada utilizador. “Vamos configurar a sua experiência com anúncios. Só precisamos de alguns detalhes para garantir que recebe os anúncios mais relevantes na Netflix. Vai ser muito rápido, prometemos!”, lê-se noutra parte do código analisada pelo programador.
A Netflix não fez qualquer comentário sobre as descobertas agora reveladas pela Bloomberg.
A ausência do modo offline junta-se ao facto de a Netflix já ter anunciado que quem subscrever o futuro plano mais barato também não terá acesso a todos os filmes, séries e documentários que estão disponíveis nos planos atuais.