A Google anunciou que os utilizadores de dispositivos móveis nos EUA vão passar a ter os resultados das pesquisas a serem apresentados em modo contínuo, sem terem de passar para a próxima página. A novidade chega ao mercado norte-americano, quer em Android, quer em iOS. O lançamento será faseado, pelo que alguns resultados vão aparecer em scroll e outros não.
A gigante tecnológica explica que esta novidade vai ajudar mais os utilizadores que não encontram o que procuram logo nos primeiros resultados. As estatísticas da Google referem que quem procura conteúdo adicional navega em até quatro páginas de resultados de pesquisas. Para esses utilizadores, o processo fica mais simples, salienta o Tech Crunch.
A estratégia, semelhante à que é usada nos murais de redes sociais como o Feed de Notícias do Facebook, por exemplo, tem um aspeto mais moderno e atual do que a opção de navegar entre diferentes páginas. A expetativa da Google é que, com os resultados a aparecer continuamente, os utilizadores acabem por passar mais tempo na plataforma, ‘consumindo’ mais anúncios publicitários. Também a localização destes acaba por poder ser mais flexível, com esta opção a oferecer outros locais para se apresentar os anúncios, como, por exemplo, entre os resultados. A Google não comentou publicamente esta última característica, mas assumiu que está a estudar a redistribuição do número de anúncios que aparecem entre o início e o fim das páginas de resultados de buscas.