O vídeo mostra Paul Weedon a começar a falar e, no meio da frase, aparece alguém que lhe dá um soco na face, à traição. A reação ‘I can’t believe you’ve done this’ (‘não acredito que fizeste isto’) tornou o vídeo popular e mereceu inúmeras partilhas, convertendo-o num fenómeno online. Agora, 14 anos depois do upload original, a YouTube removeu o vídeo da sua plataforma, alegando violações da sua política de Violência nos conteúdos.
Weedon conta que recebeu “um email do YouTube a noite passada a informar-me que o vídeo foi removido porque viola a ‘política de conteúdo violento ou gráfico’, o que me parece estranho passado todo este tempo. Perceberia se fosse um vídeo novo, mas isto está no YouTube há mais de uma década”, cita o Motherboard.
O criador confessa ter ficado surpreendido com a decisão da YouTube e mostra-se frustrado porque há várias versões do seu vídeo que foram carregadas a posteriori e que permaneciam disponíveis online. “Estou algo boquiaberto com toda a situação, mas mais do que tudo, estou frustrado porque alguns re-uploads ainda estão disponíveis, enquanto o meu foi removido”.
No Twitter, Weedon foi contando todo o processo de apelo que fez ao YouTube para voltar a colocar o vídeo online, tendo inclusivamente perguntado, por duas vezes, à equipa de suporte aos criadores que, nas duas vezes, citou a política de violência gráfica. “Já não sei o que fazer, a não ser pedir a YouTubers mais proeminentes para tomarem o meu partido nisto”, assume Weedon.
Entretanto, depois desta história ter sido publicada no Motherboard, o YouTube acabou por voltar a colocar o vídeo novamente online. Quando questionado sobre a reação e as respostas dadas, “devido ao elevado volume de carregamentos, por vezes cometemos erros na remoção de conteúdos. Quando o assunto é trazido à nossa atenção, atuamos rapidamente para o restaurar”.