A Apple concordou em aliviar as restrições da loja de aplicações para programadores e vai permitir que os produtores das aplicações decidam se podem ser pagos conteúdos fora da App Store. Deste modo será possível evitar pagar a taxa de 30% que a empresa tecnológica cobra.
Esta decisão vem em conformidade com um acordo entre a empresa e os produtores das aplicações. “O acordo esclarece que os programadores podem partilhar opções de pagamentos com os utilizadores fora da aplicação para iOS”, refere a Apple em comunicado. A empresa salienta ainda “que os programadores podem usar comunicações, como e-mail, para partilhar informações sobre métodos de pagamento fora da sua app no iOS [o sistema operativo móvel da Apple]”.
A tecnológica norte-americana espera assim criar uma maior flexibilidade para os seus clientes e um “processo mais transparente” na classificação das aplicações da App Store, mas assume que vai manter a medida de cobrar uma comissão de 15% (em detrimento dos 30%) por mais três anos, mas apenas para quem tem receitas anuais abaixo de um milhão de dólares na plataforma.
Recorde-se que o ano passado o jogo da Epic Games, Fortnite, foi retirado da App Store porque a empresa indicava aos clientes uma maneira de pagar diretamente à Epic Games, contornando a política da Apple.