O fundo da YouTube para os criadores de Shorts tem cem milhões de dólares que vão começar a ser distribuídos já em agosto deste ano e até 2022. A YouTube quer rivalizar com a TikTok e o incentivo financeiro visa atrair mais criatividade para a plataforma e aumentar a lealdade destes utilizadores. O Shorts é uma plataforma de vídeos curtos que esteve em fase beta até há bem pouco tempo e foi lançada em mais de cem países no mês passado.
Os criativos vão receber convites do YouTube para publicarem os seus vídeos, com a empresa a planear convidar “milhares de criadores elegíveis” e pagar-lhes entre cem e dez mil dólares, dependendo do número de visualizações e de outras métricas.
Os vídeos elegíveis têm de cumprir vários requisitos, os principais dos quais são o respeito pelas normas de comunidade e pelos direitos de autor. Além deste critério, vídeos com marca de água de outras plataformas, como Snapchat ou TikTok, não são elegíveis para ganhar o prémio financeiro. Os pagamentos vão ser feitos numa base mensal, para incentivar os criadores a continuar a produzir mais vídeos.
A iniciativa da YouTube não é inédita: a TikTok anunciou um fundo semelhante em 2020 com 200 milhões para distribuir e o Facebook também revelou um programa com mil milhões de dólares para incentivar criadores para o Instagram.
A YouTube realça em comunicado que este fundo é apenas uma de dez formas de os criadores conseguirem monetizar os seus vídeos.