A Hyundai já é dona da Boston Dynamics, a empresa que criou os avançados robôs Spot e Atlas. Em jeito de comemoração, mas também como demonstração de capacidade, a empresa lançou um vídeo onde aparecem sete destes cães-robô a dançar ao som de IONIQ: I’m On It, um dos temas de sucesso de 2020 da banda sul coreana BTS.
Surgiu ainda um segundo vídeo que mostra a banda a celebrar a aquisição da Hyundai, ao lado de um Spot e a realizar um pequeno concurso de dança.
A Hyundai explica que toda a rotina de dança foi pré-programada de forma precisa e que optou por não tirar partido dos sensores a bordo do robô, desenhados para evitar colisões. O trabalho de preparação foi articulado também com Monica Thomas, uma coreógrafa profissional, que planeou todos os passos que os robôs dão em frente às câmaras.
Marc Raibert, fundador e presidente da Boston Dynamics, explica que foi usado um software já disponível publicamente e que está a ser aplicado também noutras utilizações do Spot para efeitos de entretenimento, noticia o The Verge. A escolha da parceria com os BTS não é inocente, no sentido em que a banda é um fenómeno de popularidade e com uma base de fãs bastante ativa. Assim, e porque a Boston está a tentar aumentar o número de vendas dos Spot, é fácil perceber que se tenha associado a uma ‘marca’ com tamanha presença online.