A Google anunciou nesta terça-feira que está a preparar o lançamento de mais de 100 melhorias, muitas das quais tendo por base tecnologia de Inteligência Artificial (IA), para o Google Maps, por forma a dar ao utilizador informações mais precisas e atualizadas sobre o mundo. As novidades vão ser disponibilizadas em breve em algumas regiões e algumas vão chegar mais tarde a Portugal, confirma a tecnológica.
Em primeiro lugar, vêm aí melhorias na navegação no interior de edifícios. O Live View usa Realidade Aumentada (RA) e informações da localização para ajudar os utilizadores a perceberem exatamente para onde se devem movimentar dentro de um edifício, como aeroportos, centros comerciais ou estações de transporte público. Esta funcionalidade permite ainda perceber melhor onde ficam os balcões de check-in, as escadas rolantes e as caixas dispensadoras de dinheiro dentro dos edifícios. O Live View vai chegar aos dispositivos Android e iOS em vários locais dos EUA e deve chegar nos próximos meses a estações e centros comerciais em Tóquio (Japão), Zurique (Suíça) e outras cidades selecionadas.
O novo Google Maps vai ainda mostrar uma nova etiqueta referente ao clima e o utilizador pode ver rapidamente a temperatura atual e a prevista, as condições climatéricas para uma determinada área e ainda informações sobre a qualidade do ar, dado útil se sofre de alergias ou está numa área com fumo ou risco de incêndio. A informação da qualidade do ar terá origem em vários parceiros e deve ser lançada na Austrália, Índia, EUA e alguns outros países em breve. A etiqueta do clima vai estar disponível globalmente.
A Google aliou-se também ao Laboratório Nacional de Energia Renovável para construir um novo modelo de rota otimizado para reduzir o consumo de combustível com base em fatores como inclinação da estrada ou congestionamento. O Maps irá usar como padrão a rota com menor pegada de carbono quando tiver aproximadamente o mesmo Tempo Estimado de Chegada que a rota mais rápida. O utilizador pode ajustar estas definições e as rotas ecológicas chegam primeiro aos EUA – e em data a anunciar a outros países.
Ainda no ambiente, o utilizador vai poder saber rapidamente se o veículo é permitido em zonas de baixas emissões que existem em várias cidades. Em alternativa, caso não lhe seja permitido circular, vai ter acesso a outros trajetos ou a escolher outros meios de transporte.
Em último lugar, a Google pretende trazer informações úteis sobre compras para os perfis de negócios das lojas no Maps e na Pesquisa, passando a mostrar informações de fornecedores de entregas, locais de recolha e de entrega, taxas e pedidos mínimos. Nesta fase, a informação só deve abranger algumas cadeias de lojas nos EUA e em algumas cidades apenas.