O Twitter anunciou o programa Birdwatch que traz um maior nível de verificação da veracidade das afirmações feitas pelos utilizadores. O objetivo é combater a desinformação na plataforma e materializa-se sob a forma de notas que aparecem junto de cada publicação. O programa está a ser testado por cerca de mil utilizadores dos EUA que podem escrever estas notas e classificar as anotações feitas por outros participantes.
Keith Coleman, vice-presidente de produto no Twitter, explica numa publicação de blogue que “acreditamos que esta abordagem tem o potencial para resposta mais rápida quando a desinformação se espalha, adicionando contexto em que as pessoas podem confiar e que consideram valioso (…) eventualmente vamos tornar estas notas visíveis diretamente nos Tweets da audiência global”, cita o The Verge.
O programa já tinha sido anunciado no ano passado e estava previsto ser lançado antes das eleições presidenciais dos EUA, mas só agora surge disponível para este grupo restrito de primeiros utilizadores.
O Twitter reforça que foram ouvidas mais de cem pessoas com diferentes posicionamentos políticos e que consideram que as notas do Birdwatch fornecem um melhor contexto para se perceber as publicações.
O programa está a ser desenvolvido de forma aberta, com todos os dados a poderem ser descarregados em ficheiros TSV, com o Twitter a disponibilizar os algoritmos que alimentam o sistema num Guia próprio e com o sistema de ranking inicial a estar disponível no GitHub.