O mecanismo de autenticação de dois fatores vai ser adicionado como opção para os utilizadores do Zoom via mobile ou computador, conferindo mais um nível de segurança às chamadas realizadas na plataforma. A ativação desta opção faz-se através do Zoom Dashboard e, para já, é opcional e estende-se mesmo aos utilizadores de contas gratuitas. Até aqui, a opção estava disponível apenas a quem usava a versão Web do serviço.
O 2FA (de Two Factor Authentication) está disponível no protocolo TOTP (de time-based one-time password) e pode ser usado através de apps como o Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP. A Zoom suporta vários meios de autenticação como SAML, OAuth ou baseada em passwords, lembra o Engadget.
Esta é a atualização mais recente da Zoom para responder às preocupações da comunidade em torno da privacidade e da segurança, depois de uma explosão de popularidade e no número de utilizadores devido à pandemia. Em junho, a empresa tinha anunciado que passaria a suportar a encriptação end-to-end, mesmo para utilizadores gratuitos, e fez várias alterações para tentar evitar o acesso indevido às reuniões.
Veja o guia completo para ativar o 2FA no Zoom.