O TikTok, envolto numa complexa situação nos EUA com a possível compra por parte da Microsoft, vê agora chegar um rival, o Reels do Instagram. Este serviço vai permitir o carregamento de vídeos curtos, na vertical, que podem ser acompanhados de músicas e efeitos disponíveis numa biblioteca online. A fórmula é já conhecida e foi a que catapultou o TikTok para a popularidade. Depois de ter copiado um produto de sucesso do Snapchat, as Stories, o Instagram volta ao registo de imitar um serviço de um rival.
O Reels foi anunciado nesta quarta-feira e conta com o ‘apoio’ de algumas celebridades que já carregaram alguns dos seus clipes, estando disponível em 50 países.
A ByteDance, dona do TikTok, está pressionada a aceitar a proposta de compra da Microsoft, depois de a administração Trump ter ameaçado, por várias vezes, bloquear o serviço nos EUA. Agora, com o Reels, a rede social chinesa vai atravessar um novo patamar de dificuldades.
No passado, a Facebook (dona do Instagram) e o TikTok trocaram acusações, com cada uma das gigantes a considerar a outra como uma ameaça. Além disso, o Facebook já tinha tentado lançar um produto semelhante, o Lasso, mas que não teve muito sucesso. Agora, Kevin Mayer, o CEO da TikTok, revela que o Reels é um “produto copiado” e lembra que o “outro produto copiado, o Lasso, falhou rapidamente”, cita a Reuters.
Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, admitiu que “a inspiração vem de todos os lados”, desde as equipas internas ao “ecossistema mais geral”.
Não há ainda indicações sobre se a plataforma vai permitir publicidade ou outras formas de monetização para os utilizadores através do Reels.
A batalha entre a Facebook e a ByteDance (dona da TikTok) já data de 2017, quando a empresa chinesa comprou a Musical.ly que deu origem ao TikTok. Alegadamente, Zuckerberg esteve interessado e tentou comprar a app.