A partir desta quarta-feira, todos os novos utilizadores Google passam a ter ativada por definição a opção que elimina de forma automática os dados de atividade na web, em aplicações e de localização que têm mais de 18 meses. Os utilizadores têm ainda a possibilidade de escolher que esta remoção automática de dados seja feita a cada três meses. A novidade vem acompanhada de outras mudanças na forma como os utilizadores vão poder gerir configurações de segurança e privacidade nos serviços da gigante norte-americana.
A funcionalidade de eliminação de dados já existe desde maio de 2019, mas com este novo anúncio passa a estar ativada ‘de origem’ para novos utilizadores ou pessoas que nunca tenham ativado os serviços de localização da Google. “Esta é uma mudança para novos utilizadores, que não têm dados associados à conta Google. Achamos que [a opção dos 18 meses] é a escolha certa por definição para que os nossos produtos funcionem da forma que é suposto para os utilizadores”, explicou Sam Heft-Luthy, gestor de produto para as áreas de privacidade e segurança da Google, num encontro online com jornalistas realizado nesta terça-feira e no qual a Exame Informática participou.
O responsável explicou ainda que a Google não ativa este mecanismo de eliminação de dados para todos os utilizadores dos serviços da empresa para que as pessoas não percam, de forma inconsciente, os registos de pesquisa na web e o histórico de localização. “Mas queremos que os utilizadores interajam com esta definição. Vamos fazer ações mais pro-ativas e agressivas, vamos explorar outras opções, como o e-mail e outros dos nossos produtos principais”, disse ainda Sam Heft-Luthy. Por outras palavras, a Google vai passar a mostrar mais notificações a lembrar os utilizadores que têm a possibilidade de eliminar os dados de atividade.
Contudo, a remoção automática continua limitada a duas opções: para dados que tenham mais de três meses ou para dados com mais de 18 meses, não existindo outras possibilidades pelo meio. Em resposta a esta falta de opções, o porta-voz da tecnológica diz que tem por base estudos de usabilidade junto dos utilizadores e sublinhou que a Google chegou à conclusão de que “quantas mais opções tinham, menos os utilizadores sabiam qual escolha deviam fazer”. Ainda assim, a porta para mais opções de escolha está em aberto: “A eliminação automática ajudou a nossa capacidade de gerir os dados recolhidos e a minimizar os dados recolhidos”, garantiu.
Outras novidades a caminho
Sam Heft-Luthy adiantou ainda que a eliminação automática de dados vai chegar também ao YouTube, “nas próximas semanas ou meses”, plataforma na qual haverá opção para eliminar dados com mais de 36 meses.
A tecnológica norte-americana, responsável por vários serviços com mais de mil milhões de utilizadores ativos, vai facilitar a ativação do modo incógnito no motor de busca, no Google Maps e no YouTube – vai ser possível fazer pesquisas sem registo, bastando para isso pressionar durante poucos segundos a imagem do utilizador que por norma aparece na parte superior direita dos serviços.

“É uma daquelas pequenas alterações que falam pelas mudanças que queremos fazer no ecossistema”, atirou ainda o gestor da área de privacidade e segurança. Nas próximas semanas os utilizadores Google vão ter a possibilidade de pesquisar pelas opções de privacidade diretamente no motor de busca, que o resultado mais indicado passa a ser mostrado num cartão de informação dedicado, e a verificação de passwords que a Google já disponibiliza passa agora a estar disponível também no checkup de segurança.