A Mixer, plataforma de transmissões em direto (live stream) da Microsoft, vai ser encerrada. A confirmação foi feita nesta segunda-feira pela própria tecnológica norte-americana, naquela que foi uma decisão que causou uma grande surpresa na comunidade dos videojogos. Isto porque a decisão de encerrar a Mixer acontece menos de um ano depois de um fortíssimo investimento feito pela Microsoft nesta plataforma.
De recordar que em agosto de 2019 foi anunciado que Tyler ‘Ninja’ Blevins, o mais mediático streamer do mundo e uma das principais estrelas da plataforma rival Twitch – detida pela Amazon – passaria a fazer transmissões em direto em exclusivo na Mixer. A contratação do jovem norte-americano também provocou uma verdadeira onde de ‘choque’ na época e terá obrigado a Microsoft a desembolsar entre 20 a 30 milhões de dólares pela exclusividade. Depois de Ninja, outros streamers de renome abandonariam a Twitch a favor da Mixer, como Michael “Shroud” Grzesiek, Jack “Courage” Dunlop e Cory “King Gothalion” Michael.
Em declarações à publicação The Verge, a Microsoft admite que começou muito atrás dos principais rivais na área do streaming e que não conseguiu encurtar a distância para plataformas como a Twitch, YouTube Gaming e Facebook Gaming. “Começámos muito atrás, em termos de espectadores mensais ativos, quando comparado com alguns dos grandes nomes do mercado”, explicou Phil Spencer, líder da divisão de videojogos da Microsoft.
Mas as novidades não ficam por aqui. Quem tinha contrato de exclusividade com a Mixer fica agora livre para negociar com outras plataformas, independentemente de a Microsoft ter feito uma parceria com o Facebook Gaming para garantir uma ‘casa’ a todos os streamers da Mixer. As atenções viram-se novamente para Tyler Blevins, que pode voltar à Twitch ou apostar numa nova plataforma. “Adoro a minha comunidade e o que construímos na Mixer. Tenho algumas decisões para fazer e vou pensar em todos vós enquanto as faço”, comentou o streamer na rede social Twitter.
Já os parceiros oficiais da Mixer que optarem por juntar-se ao Facebook Gaming vão ter, automaticamente, estatuto de parceiros para monetização na rede social. A Microsoft vai ainda compensar os streamers com créditos na loja da Xbox por causa desta mudança.
A Mixer encerra definitivamente a 22 de julho, data a partir da qual as aplicações e sites oficiais da Mixer passam a redirecionar os utilizadores para o Facebook Gaming.