O confinamento tirou as pessoas das salas de conferências? A WTS Films e o Studio Nuts garantem ter a solução. Com a plataforma Re-Evento, as duas produtoras portuguesas prometem dar a volta aos constrangimentos ditados pela pandemia Covid-19 com um conjunto de ferramentas que permitem transmitir palestras, conversas com pequenos grupos de pessoas, e partilhar ficheiros com várias funcionalidades de realidade virtual e realidade aumentada.
A plataforma, que está disponível em www.re-evento.com, arranca com duas opções de streaming: uma primeira que contempla a transmissão em vídeo de palestras gravadas em estúdio e com a inclusão de cenários vituais em 3D em tempo real, que pode incluir holografia e realidade aumentada; e uma segunda opção relacionada que prevê a transmissão de vídeos em 360º e que pode incluir “cenários e personagens reais, desenhados em 3D, ou um misto de real com virtual”.
A nova plataforma está preparada para tirar partido do uso de conteúdos de realidade virtual, que permitem que a assistência desfrute de um acréscimo de imersividade, caso disponha de óculos adequados para o efeito, recordam os promotores da Re-evento.
A plataforma está apta a transmitir conferências tanto em sinal aberto como em modalidades pagas pelos utilizadores. Legendagem em tempo real e gravação de palestras são outras das funcionalidades disponibilizadas, referem os promotores do projeto.
“Os participantes assistem a todo o evento com óculos VR como se estivessem no meio da ação. Em qualquer das opções, a Re-evento garante a máxima interação com os participantes: check-in cara-a-cara com as promotoras, lounge e zona de convívio, salas de conversação segura e partilha de documentos de forma confidencial (antes, durante e após o evento), sondagens em direto e até um balcão de informações para dar apoio aos participantes”, acrescenta o comunicado de lançamento da Re-Evento.