A rede social chinesa TikTok já tem 1,8 milhões de utilizadores em Portugal. O valor foi revelado por Cristina Figueira, gestora de contas digitais da Azerion Portugal, a empresa que é responsável pela gestão da publicidade do TikTok no mercado português, durante uma conferência promovida pela Lisbon Digital School.
O número de utilizadores do TikTok aumentou 36% entre fevereiro e abril, ganhando mais de 500 mil novos registos. Por comparação, em maio de 2019 o TikTok tinha 800 mil utilizadores, o que significa um crescimento de um milhão de novos perfis apenas no período de um ano.
A fase de confinamento que os portugueses atravessaram, devido à pandemia provocada pela Covid-19, ajuda a explicar o ‘boom’ recente de novas adesões ao TikTok. “Efetivamente a pandemia e o distanciamento social aproximaram mais as pessoas do TikTok. Desde fevereiro até abril tivemos um crescimento muito grande. As pessoas estavam em casa e tinham necessidade de entretenimento, agarraram-se muito ao TikTok”, acrescentou a responsável da Azerion.
“[É uma rede social que] Apela à criatividade, ao entretenimento, os conteúdos passam pela dança, movimento, comédia, muitos dos desafios são para partilhar momentos divertidos com amigos e familiares. É essencialmente uma rede social divertida e que apela à criatividade dos utilizadores”, salientou ainda.
A responsável da Azerion revelou ainda que os portugueses passam, em média, 50 minutos por dia na rede social e abrem a app sete vezes por dia.
‘Tiktokers’ atraem novos públicos
No que à demografia diz respeito, 65% dos utilizadores em Portugal são mulheres e a faixa etária com maior número de perfis é a dos 19 aos 24 anos, que representa 36% dos utilizadores. A faixa entre os 14 e os 18 anos representa 32% dos perfis, seguida dos utilizadores acima dos 25 anos, que representam 20% da rede social. Já os utilizadores que têm entre 13 e 14 anos representam 12% dos utilizadores registados.
A Azerion sublinha ainda que o público do TikTok em Portugal está a mudar: se no início de 2019 o público era maioritariamente juvenil, os novos utilizadores tornaram os jovens adultos na faixa etária com maior representatividade na rede social. “O TikTok é sem dúvida uma plataforma de entretenimento e criatividade para diferentes idades”, explicou Cristina Figueira.
“Isto reflete-se essencialmente porque, ao início, muito dos pais utilizavam o TikTok para saberem como a plataforma funcionava. Dada a dinâmica da plataforma, foram ficando e foram interagindo. Vemos muitas figuras públicas, imensa gente a fazer publicações, vídeos, duetos, desafios. Essencialmente, este perfil está a mudar. E isto reflete-se nas marcas que nos procuram”, sublinhou ainda a porta-voz da empresa de publicidade digital.
Marcas como a Nos, Worten, Disney, Gilette, McDonald’s, Sumol, Staples e Samsung estão entre as que já investem em publicidade criada especificamente para a rede social TikTok. “Os conteúdos têm é de ser próprios para TikTok. Nós estamos cá para isso, para explicar qual a disposição [dos utilizadores], para mostrarmos o que se faz internacionalmente. Temos aqui um leque grande de marcas dos mais variados setores”, explicou depois Carlos Cunha, especialista em estratégia digital da Azerion.
A nível global, o TikTok está disponível em mais de 150 países e tem 1,7 mil milhões de utilizadores que passam em média 65 minutos por dia na aplicação. Recentemente a rede social esteve envolvida numa polémica por terem sido divulgados documentos que revelam que a rede social TikTok, detida pela chinesa ByteDance, terá ordenado aos moderadores de conteúdos da plataforma que ‘abafassem’ os vídeos criados por pessoas consideradas feias, pobres ou com deficiências.