Já se viu no futebol e na NASCAR os praticantes das versões ‘reais’ manterem a competitividade nas versões simuladas. Agora é a vez da Fórmula 1 (F1) se virar para as pistas virtuais, com os pilotos a usarem a versão de PC do jogo F1 2019 para mostrar as habilidades. O jogo, claro, vai ser disputado sempre de forma remota. O primeiro desafio foi o Grande Prémio (GP) Virtual do Bahrein, naquele que deveria ser o segundo fim de semana da temporada atual.
As corridas virtuais, diz o Engadget, são compostas por 28 voltas, metade das que têm as congéneres reais e vão ser precedidas de uma ronda de qualificação para determinar a posição na grelha. A competição vai ser transmitida no YouTube, no Twitch e no Facebook.
Até maio, espera-se que exista um GP virtual nos fins de semana em que era suposto haver uma corrida ‘real’ nas pistas. Nos restantes fins de semana, vão existir mais conteúdos, como corridas de exibição nas quais os fãs vão poder competir com os pilotos de F1 em partidas online.
Os Grandes Prémios (GP) virtuais são destinados apenas a entretenimento, não havendo pontos de F1 envolvidos. Os pilotos vão usar carros com a mesma performance da vida real, enquanto os novatos vão poder usar controlo de tração e outras ajudas à condução.