O Ministério da Educação acaba de lançar um repto à comunidade escolar para assinalar esta terça-feira, 24 de março, o Dia Nacional do Estudante nas redes sociais: “A ideia é que, esta terça-feira, os alunos ou encarregados de educação partilhem nas suas redes sociais uma foto em casa, em ambiente de estudo, e coloquem a hashtag #EstudoEmCasa”, explica o Ministério da Educação em comunicado.
Com o repto, o Ministério da Educação pretende dar um novo alento a alunos, professores, e encarregados de educação para fazer frente à reclusão ditada pelo Covid-19. O Ministério informa ainda que as fotografias com o dístico #EstudoEmCasa deverão ser compiladas numa página específica do Instagram.
O dia do Nacional do Estudante foi instituído na década de 1980 como homenagem aos estudantes que se insurgiram durante os tempos de ditadura, que precederam o 25 de Abril de 1974.
A data pretende comemorar a liberdade, mas hoje o “inimigo” da liberdade é diferente daquele que ameaçou os estudantes nas décadas de 1960 e 1970. “De facto, a escola mudou-se para casa por uns tempos. Mas a vontade de aprender e de estudar deve ser estimulada por todos”, defende o Ministério da Educação.