A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de reclamar o pioneirismo com o lançamento daquele que será o primeiro assistente digital que permite efetuar diferentes operações na banca portuguesa através de comandos de voz em português europeu. O novo assistente digital vai estar disponível para quase um milhão de utilizadores que usam a app Caixadirecta.
«A nova assistente digital é suportada em Inteligência Artificial (IA) e traz uma nova experiência conversacional, permitindo interagir com o Banco através do meio de comunicação mais natural no ser humano, a voz, garantindo uma maior acessibilidade aos seus utilizadores», refere a CGD em comunicado.
A nova assistente digital, que foi desenvolvida em parceria com a AgentifAI, está apta a executar «transações e consultas bancárias, pagamentos de serviços, transferências e consulta de saldos e movimentos de contas». Através de ferramentas de IA, a assistente digital está apta a “aprender” rotinas. O que lhe permite aperfeiçoar os modos de interação, à medida que vai estabelecendo diálogos com o consumidor.
A CGD prevê expandir o leque de funcionalidades com mais funcionalidades. A Caixa dá como exemplos possíveis para esta evolução a reativação de acessos à app Caixadirecta, operações com cartões bancários, e análise de despesas, entre outras opções em aberto.
A nova assistente digital, que dá pelo nome de Caixa, não tem custos associados. Além de fomentar novas formas de interação, este ajudante bancário tem em vista abrir novas vias de acessibilidade para clientes que poderão ter algum tipo limitação temporária ou definitiva.
Para a Caixa, a nova funcionalidade é também uma forma de dar seguimento a um programa mais abrangente. «A CGD encontra-se, desde 2018, a implementar um Programa de Transformação Digital com várias soluções para melhorar o serviço, simplificar o dia a dia dos clientes e garantir a sua satisfação. Atualmente, a CGD tem, em Portugal, 1,71 milhões de clientes digitais. Destes, 860 mil são utilizadores da app, que já regista, mensalmente, 13 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 52% face ao período homólogo», informa a CGD.