O YouTube garante já ter reposto todos os vídeos relacionados com o tema das criptomoedas, depois de ter apagado centenas de vídeos no início da semana. Segundo fonte oficial da empresa, o “apagão” deveu-se a um «erro».
Vários criadores de conteúdos relacionados com criptomoedas fizeram soar o alarme no início da semana: todos os vídeos dos respetivos canais foram apagados pelo YouTube. Muitos dos criadores ficaram sem os conteúdos, mesmo não tendo recebido qualquer alerta por parte da plataforma, como é habitual em casos de violação das regras.
O que parecia ser uma “purga” a alguns dos mais populares canais de criptomoedas no YouTube foi afinal um erro. «Com a quantidade massiva de vídeos no nosso site, às vezes tomamos decisões erradas», disse o mesmo porta-voz da plataforma à publicação Decrypt. «Quando nos dizem que um vídeo foi removido por erro, agimos rapidamente para restaurá-lo», acrescentou.
Foi o que a Google fez, ao já ter reposto todos os vídeos que foram apagados por engano. A empresa confirmou ainda que não fez qualquer alteração aos termos de utilização do YouTube no que diz respeito ao tópico das criptomoedas e que não foi feita qualquer penalização aos canais afetados.
Apesar da correção do problema, o YouTube não revelou detalhes concretos do erro que provocou a remoção dos vídeos e o porquê de ter afetado conteúdos sobre criptomoedas e não outros produtores de conteúdos.