A Facebook vai testar uma nova ferramenta no Reino Unido que permite aos utilizadores denunciarem campanhas publicitárias fraudulentas. De acordo com a BBC, a rede social introduziu este método de controlo de qualidade assim que Martin Lewis, fundador do site MoneySavingExpert, processou a Facebook pelo seu nome e imagem terem sido usados em publicidade enganosa.
Este processo resultou num acordo que levou a Facebook a fazer um investimento de três milhões de libras (3,33 milhões de euros) para montar a ferramenta, tendo contado com o apoio da Citizens Advice, uma rede de instituições de caridade britânicas cujo objetivo se centra em dar apoio financeiro aos cidadãos do Reino Unido.
A rede social preparou já uma equipa para tomar conta das ocorrências e para investigar todos os casos que surgirem, que sejam reportados através da ferramenta disponível a partir desta terça-feira. Basta clicar nos três pontos no topo de cada anúncio e surgirá a opção de denunciar o anúncio que deu indícios de ser fraudulento.
A Citizens Advice vai disponibilizar uma linha de apoio ao cliente para receber queixas sobre situações de fraude online e terá sessões presenciais para utilizadores envolvidos em situações mais graves – por exemplo, alguém que seja vítima de um esquema e contraia dívidas. A BBC afirma que a instituição espera receber 20 mil pessoas no primeiro ano.
A instituição inglesa deixa algumas dicas para todos os utilizadores conseguirem evitar esquemas de publicidade: não acreditar em ofertas que pareçam demasiado boas para ser verdade, ou que sejam mais baratas do que o normal; evitar fazer pagamentos através de métodos invulgares e pouco seguros; não falar em janelas pop-up intrusivas; não divulgar a password pessoal ou número de pin; ignorar anúncios que utilizem imagens de celebridades e que pareçam falsos.