PewDiePie não está disposto a ceder facilmente o mais apetecível dos lugares do pódio do YouTube. E aparentemente os amigos e apoiantes também não. Mr Beast, outro dos youtubers tornados famosos pelo cognome, já investiu numa campanha publicitária de rádio para a promoção de PewDiePie na Carolina do Norte; Justin Roberts, igualmente entertainer que se tornou conhecido no YouTube, terá mesmo gastado cerca de um milhão de dólares para promover PewDiePie nos placares comerciais da famosa praça de Times Square, em Nova Iorque… mas a investida mais curiosa chegou sob a forma de múltiplos comentários no Wall Street Journal a tentar negar que PewDiePie seja racista – depois de proferir na Web uma piada antissemita. Afinal, porquê tanto alvoroço em torno do jovem sueco que alcançou o primeiro lugar dos canais mais visto no YouTube, com tutoriais e análises a videojogos?
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PewDiePie tem o trono do YouTube em risco
Vincent Sandoval
O The Guardian não tem dúvidas em apontar Bhushan Kumar como o responsável pela proatividade de PewDiePie e companhia. E os números que ajudam a explicar este duelo digital: o canal de PewDiePie, que na verdade se chama Felix Kjellberg, já superou os 77 milhões de subscritores e está a crescer a uma média de 20 mil novos subscritores diários; enquanto o canal T-Series, de Bhushan Kumar, tem cerca de 76 milhões de subscritores, mas está a crescer a uma média de 120 mil novos subscritores por dia.
O ritmo de crescimento dos dois canais não deverá ser suficiente para Bhushan Kumar tirar o trono do número de subscritores do YouTube a PewDiePie em 2018, mas tudo leva a crer que poderá acontecer nas primeiras semanas de 2019.
Apresentados os números, importa revelar quem é afinal o misterioso desafiador de PewDiePie. Bhushan Kumar é um empresário indiano – e isso, logo à partida, coloca-o num dos maiores mercados mundiais (as estimativas mais recentes apontam para cerca de 1,3 mil milhões de pessoas a viver na Índia). A este fator, junta-se outro: o canal T-Series foi criado com o propósito de reproduzir músicas e videoclips relacionados com filmes indianos – e já terá garantido a participação de algumas estrelas locais.
Apesar da crescente popularidade, Bhushan Kumar prefere refrear euforias – ou fingir que o primeiro lugar do número de subscritores do YouTube não é uma mais-valia comercial. «Na realidade, não estou preocupado com esta corrida. Nem sequer percebo por que é que o PewDiePie está a levar isto tão a sério. Ele levou os seus amigos a darem-lhe um empurrão, para o promoverem. Nós não estamos a competir com ele», reiterou Bhushan Kumar, quando questionado pela BBC.