Um jornalista do Channel 4, um canal televisivo britânico, realizou uma reportagem em que foi, sob anonimato, fazer uma formação para moderadores de conteúdos no Facebook. O repórter tinha o objetivo de compreender quais os critérios que regem a rede social para lidar com material polémico, como racismo e abuso de menores. As conclusões surpreenderam e a sessão foi registada com imagens de câmara oculta, dando origem ao documentário “Inside Facebook: Secrets of the Social Network” (“Por Dentro do Facebook: Segredos da Rede Social”, em tradução livre).
A empresa responsável por esta formação foi a CPL Resources, que opera em Dublin e trabalha para a Facebook em regime de outsourcing na moderação de conteúdos, revela o Business Insider. Nestas sessões, eram mostrados diversos tipos de conteúdos aos formandos, a que se seguiam as indicações de apagar, ignorar ou marcar como incómodo (em que permanece no Facebook, mas com restrições).
Vamos a exemplos práticos: imagens de mulheres em topless – apagar, aplica-se a mulheres adultas com os mamilos à mostra; mortes violentas – incómodo, não necessariamente para apagar porque podem servir para despertar consciência para algum assunto; padrasto a bater em criança – incómodo, não apagar nem ignorar; homem a comer rato bebé vivo – ignorar, por ter alegados fins de alimentação não viola a política de crueldade para com os animais; duas raparigas a lutar – incómodo, não retirar porque o título refere que é contra o bullying; discursos racistas ou xenófobos – depende, só conteúdos explícitos entram na categoria de discurso de ódio.
Além disso, estes moderadores não têm capacidade para apagar conteúdos de páginas com muitos seguidores, pois essa tarefa fica apenas à responsabilidade de funcionários diretos do Facebook.
Saliente-se que a Facebook já reagiu oficialmente, declarando que esta formação não cumpria os standards exigidos pela empresa e que não estava de acordo as políticas e valores da rede social. A companhia reviu igualmente os materiais fornecidos a estes centros de formação.