O Facebook divulgou um relatório referente ao primeiro trimestre deste ano onde mostra o que tem feito para que se cumpram as suas políticas de comunidade no que diz respeito a violência, nudez, sexo, propaganda terrorista, discursos de ódio, spam e contas falsas. No fundo, este relatório indica quanto desse conteúdo foi visto por utilizadores do Facebook, quanto foi removido e quanto foi eliminado antes de ter chegado a ser visto.
Analisados os resultados, o principal destaque recai na eliminação de 583 milhões de contas falsas nos primeiros três meses do ano. Além disso, foram removidos 3,5 milhões de publicações com conteúdo violento, 2,5 milhões com discursos de ódio e 1,9 milhões com conteúdo terrorista.
De acordo com os dados do Facebook, os sistemas revelaram-se eficazes na deteção automática de conteúdo impróprio. As taxas de sucesso rondam os 100% em casos de spam e propaganda terrorista, 99% em contas falsas e 96% em publicações com nudez ou atividade sexual. Os números baixam para 86% em casos de violência e para os 38% para os de discursos de ódio.