Nesta união, a Google aliou as suas capacidades tecnológicas com todas as informações verificadas pela UN Refugee para criar um website que pode informar e sensibilizar sobre a forma como os últimos seis anos de guerra impactou a Síria.
Searching for Syria é por si só uma experiência multimédia rica e imersiva graças as imagens de satélite, vídeos, fotografias e histórias utilizadas para responder com informação fidedigna às cinco maiores questões registadas pelo motor de busca da Google relativamente à crise dos refugiados sírios :
- Como era a Síria antes da guerra?
- O que se passa na Síria?
- O que é um refugiado?
- Para onde vão os refugiados sírios?
- Como posso ajudar os refugiados sírios?
O website foi colocado online hoje e procura «romper com os mitos e ideias pré-concebidas sobre a Síria e os refugiados e, ao mesmo tempo, dar a conhecer uma nova visão sobre a maior crise humanitária da atualidade» explica Filippo Grandy, o alto comissário da UN Refugee Agency.
Esta não é a primeira iniciativa por parte da gigante norte americana para tentar ajudar aqueles afetados pela guerra. Desde 2015, a empresa já gastou cerca de 20 milhões de dólares em doações para apoiar os refugiados, explica a Cnet.