![haxixe.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/6009463haxixe.jpg)
A notícia é da Associated Press. A agência avança que o Roskomnadzor, o regulador de media do estado russo, ordenou ontem aos ISPs daquele país que bloqueassem o acesso à Wikipedia. Em causa um artigo que explicava como criar um determinado tipo de haxixe. O artigo foi considerado ilegal em junho quando um tribunal russo se pronunciou sobre a sua temática. A semana passada, o Roskomnadzor enviou uma carta à Wikipedia na Rússia a pedir a remoção do artigo sob pena de um bloqueio total ao site.
Os administradores responsáveis pela Wikipedia naquele país removeram a página para o arquivo, mas essa decisão não foi suficiente para as autoridades russas que acabaram por bloquear, ontem, o acesso à Wikipedia.
Hoje, segundo a Associated Press, o bloqueio já foi levantado e os russos já podem consultar aquela que é a maior enciclopédia comunitária do mundo.
Esta não é a primeira vez que a Rússia censura o acesso a sites. O Reddit, por exemplo, já sofreu consequências e, maio deste ano, o mesmo Roskomnadzor ameaçou o Twitter, o Google e o Facebook.