
As novas medidas fazem parte das community guidelines, um documento que enumera as boas práticas que a comunidade do Instagram deve seguir. Estas novas cláusulas são a maior alteração, desde que o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012.
O objetivo é instituir práticas rígidas contra quem assedia outros membros e contra quem publica conteúdos porno ou nudez, noticia o The Verge. Os novos termos e condições usam uma linguagem mais agressiva e direta ao ponto: na versão anterior, pedia-se que a comunidade fosse bem educada e respeitadora; agora, com a atualização, especifica-se que não são permitidas ameaças à segurança pública ou individual.
As novas práticas descrevem ainda que a nudez não é permitida: «incluindo fotos, vídeos e outros conteúdos digitais que mostrem relações sexuais, genitais e grandes planos de nádegas. Em algumas situações, inclui também imagens de mamilos, embora cicatrizes pós mastectomias e mulheres a amamentar sejam autorizadas. Nudez em fotos de quadros e esculturas também é aceite», detalha o documento publicado.