Foi a primeira grande remodelação em 11 anos de funcionamento – mas não se livrou do primeiro sobressalto. Ontem ao final da tarde, estreou uma nova versão do Portal do Cidadão, mas na manhã de hoje essa mesma versão, que pretendia acabar com a obsolescência de alguns componentes tecnológicos do portal, ficou indisponível.
Por volta das 11h00 o portal apenas encaminhava para um ecrã azul – ou nem isso – depois de algum tempo de espera. No final da espera, os internautas também poderiam deparar com uma mensagem em inglês que referia que o «serviço está temporariamente indisponível».
Mais tarde, o Portal do Cidadão voltou a apresentar os principais serviços, numa página desfigurada, e sem os recursos estilísticos e a arrumação da versão que estreou ontem. Depois das 12h00, o funcionamento foi restabelecido, aparentemente, na plenitude, mas por pouco tempo: perto das 13h00, o Portal do Cidadão voltou a demorar a abrir e a apresentar apenas um ecrã azul… ou uma página em branco.
Tendo em conta o funcionamento instável, tudo leva a crer que o site estará a ser alvo de intervenção dos técnicos da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Ainda não se sabe se a indisponibilidade do portal teve origem dentro ou fora dos sistemas que o suportam. Desconhece-se há quanto tempo está o portal indisponível.
A Exame Informática já contactou a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e conta atualizar a qualquer momento esta notícia.