O Portal das Finanças surgiu ontem de cara lavada, com uma interface mais limpa e intuitiva. O portal parece-se agora com o que tinha sido feito para o site e-fatura. A área dedicada ao IRS e ao e-fatura está agora independente do resto do site e esta alteração vai permitir evitar bloqueios na máquina do fisco, principalmente no fim dos prazos para entrega da declaração do IRS.
Os acessos mantêm-se os mesmos e os contribuintes interessados em consultar a sua carreira contributiva, tirar dúvidas sobre alguns impostos ou que queiram realizar quaisquer outras operações relacionadas com a Autoridade Tributária têm de ter uma palavra-chave atribuída pelas Finanças.
Na área do IRS, os contribuintes podem consultar as faturas que as empresas vão comunicando às autoridades, que são atribuídas a cada NIF e que serão depois abatidas no cálculo do imposto.
A reestruturação da interface “esconde” também uma alteração na estrutura de funcionamento do site e há agora um acesso específico para os Técnicos Oficiais de Contas poderem entregar, por exemplo, as declarações de IVA dos seus clientes. Com esta diversificação de acessos, pretende-se eliminar os problemas a que se assiste nos últimos anos, com contribuintes a terem dificuldades em entregar as declarações de IRS, especialmente quando o prazo está quase a terminar.