
A nova ferramenta do Twitter vai começar a ser disponibilizada gradualmente a partir de hoje. Agora, mesmo os utilizadores que não sejam visados nas ameaças ou assédios, podem identificar o conteúdo como abusivo. Os utilizadores têm acesso a páginas onde se mostram os perfis que estão bloqueados e onde podem impedir que esses perfis possam ver os nossos conteúdos, explica o The Verge.
«Vamos analisar melhor os sinais de comportamentos – incluindo denúncias de utilizadores que não estão envolvidos diretamente – para agilizar os nossos relatórios e acelerar o processo de revisão», referiu Del Harvey, vice-presidente do Twitter.
Até aqui, os utilizadores que quisessem denunciar algum comportamento abusivo tinham de preencher um questionário de nove partes e o Twitter não tinha uma forma de agir rápida. As críticas surgiram principalmente quando começaram a aparecer e a permanecer online ameaças físicas a outros utilizadores. Todo o processo de revisão destes conteúdos abusivos estaria a ser feito de forma manual, o que atrasava a reação dos responsáveis do Twitter. Agora, se vários utilizadores identificarem um conteúdo, a remoção deste será mais rápida.
Há ainda fontes que referem que o Twitter está a preparar uma forma de se bloquearem múltiplas contas de uma só vez.