Steve Jobs e Steve Wosniak são os nomes que todos identificam como sendo os fundadores daquela que é hoje a empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo. No entanto, há um terceiro elemento que, no dia 1 de abril de 1976, esteve na fundação da Apple. Ronald Wayne assinou os papéis e participou nos projetos. Mas não terá acreditado no potencial do computador pessoal que a empresa estava a desenvolver e duas semanas após ter colocado o seu cunho no contrato… aceitou 800 dólares pelos 10% de ações a que tinha direito.
Há três anos, Wayne colocou algum do seu espólio à venda numa das casas de leilão mais conceituadas. Na altura, vendeu o contrato original que formalizava a constituição da Apple.
Agora, volta a disponibilizar mais alguns itens que podem, por certo, interessar aos colecionadores. A Christie´s já tem disponível online algumas raridades. No site da leiloeira pode ver-se, por exemplo, os desenhos técnicos do Apple II (um dos primeiros computadores pessoais a ser construído em linhas de produção e a ter sucesso junto do público) e as provas do manual de instruções do Apple.
O lote colocado à venda está avaliado entre os 30 e os 50 mil dólares (aproximadamente entre os 24 mil e os 40 mil euros) e o leilão decorre no dia 1 de dezembro em Nova Iorque. No entanto, é possível licitar online.
Veja aqui o vídeo feito pelo The Next Web em que Ronald Wayne explica as razões que o levaram a abandonar a Apple.