
A Yahoo! explica que fez um reset às palavras chave de contas registadas numa base de dados de terceiros que esteve exposta. Estes dados já foram usados em ataques perpetrados por hackers, pelo que a empresa decidiu fazer o reset e aconselha os utilizadores a alterarem para palavras fortes.
Os utilizadores afetados e que não tenham alterado a password irão receber a informação de que o devem fazer quando tentarem fazer o login pela primeira vez, explica o The Register. Para reforçar a segurança, a empresa vai adotar um sistema de dupla verificação, obrigando os utilizadores a associarem um número de telemóvel à sua conta de email.
A Yahoo! não revela se os seus próprios sistemas foram atacados ou o nome da empresa que esteve exposta. O vice-presidente de plataformas e produtos personalizados Jay Rossiter avança que «usar a mesma palavra em múltiplos sites e serviços faz com que os utilizadores estejam mais vulneráveis a este tipo de ataques».
Continuam a aumentar as revelações de grandes tecnológicas e empresas que têm os seus sistemas afetados por ciberataques. Nos últimos tempos, as cadeias Target e Neiman Marcus foram vítimas deste tipo de ataques.