
Ao navegar pela Internet, várias vezes o browser pergunta se pretende que se guarde a palavra-chave para certos sites e serviços. O utilizador gostaria de pensar que as passwords são guardadas longe da vista e do acesso de qualquer outra pessoa. Na realidade, no Chrome, são apenas precisos alguns cliques para se ter acesso a todas as passwords que o utilizador tenha decidido guardar.
O programador Elliot Kember chamou a atenção para o facto de que basta ir a Definições > Passwords ou encontrar o gestor de passwords no Chrome. Depois, é só clicar sobre cada linha, que representa um site ou serviço, e clicar no botão Mostrar. Todas as palavras-chave guardadas pelo utilizador são disponibilizadas desta forma, noticia o Engadget.
Em fóruns e blogues multiplicam-se as críticas e há quem lembre que outros browsers criam uma lista de passwords que deve ser, ela própria, guardada com uma password.
Um dos responsáveis pela segurança do Chrome, Justin Schuh, explica que depois de conseguir passar o login no sistema operativo, qualquer hacker pode, em teoria, aceder a todas as passwords e a toda a informação guardada pelos programas usados.
Depois de toda a polémica, é de esperar que a Google altere esta forma de funcionamento do Chrome.