A ideia será criar um concorrente ao Pandora ou ao Spotify e oferecer música ao gosto do utilizador através de streaming. A Apple já tem esta ideia há mais de um ano, mas as negociações não evoluíram quase nada. As editoras estão à espera de comissões elevadas de cada vez que uma música sua é escolhida e a Apple parece pouco disposta a assegurar este valor, noticia o New York Times.
Espera-se que o serviço seja gratuito para os utilizadores e que seja suportado por anúncios de publicidade. As editoras que cobram 4% ao Pandora querem cobrar cerca de 10% à Apple por cada música que seja vendida em serviços premium, onde o utilizador não ouve publicidade. De resto, as editoras pretendem manter condições semelhantes às que já oferecem a outros serviços e cobrar uma taxa fixa por música ouvida, cerca de 12 cêntimos de dólar por cada 100 streams e ainda uma taxa quando o utilizador decide saltar para a reprodução de outra música.
Espera-se que os pormenores finais sejam negociados entre ambas as partes e a iRadio possa ser apresentada já no dia 10 de junho, quando começar a conferência de developers da Apple.