Os emoticons já fazem parte da história da Internet – mas será que representam fielmente o estado de espírito dos internautas? No Facebook, a questão começou por intrigar Arturo Bejar, um matemático que trabalha para maior rede social da Web, e depressa ganhou contornos de desafio.
Com base em algumas queixas e dúvidas enviadas por internautas, Bejar decidiu recorrer aos préstimos de Dacher Keltner, um professor de psicologia da Universidade de Berkeley, com trabalho realizado na área das redes sociais.
Por sua vez, Keltner recorreu aos conhecimentos de Charles Darwin, que começaram a ser divulgados em 1872, com a publicação do livro “The Expression of the Emotions in Man and Animals” (tradução possível do título: «A expressão de emoções no homem e nos animais»). Neste livro, estão identificadas mais de 50 expressões de emoções classificadas como universais – e foram estas expressões que serviram de base ao trabalho do ilustrador Matt Jones, que tem no currículo o desenho do herói animado Finch, dos estúdios Pixar.
Segundo a Popular Science, psicólogo e ilustrador já deram por terminada a missão de desenhar os 50 emoticons com base nas investigações de Darwin. Para já, apenas 16 dos novos emoticons deverão ser disponibilizados no sistema de mensagens que o Facebook disponibiliza na versão app de telemóveis.
Mais do que apenas acrescentar novos estados de espírito aos emoticons já conhecidos, psicólogo e ilustrador tentaram recriar emoticons que pudessem ser entendidos sem grande esforço de interpretação pelos internautas. Um desafio que sempre limitou parte do efeito produzido pelos emoticons, por exigirem o uso de imagens alusivas a expressões não-verbais que são inseridas, de acordo com um determinado código socialmente aceite, a meio de textos produzidos pelos internautas.
Os 50 novos emoticons tiveram por base algumas categorias: boa disposição, felicidade, risos, amor maternal, vergonha, negação, afirmação, surpresa e contemplação são alguns dos estados de espírito que constam no caderninho de rascunhos de Matt Jones.
Entre os novos emoticons criados, destaque para a simpatia, expressão de embaraço, ou de agradecimento/reconhecimento, que nem sempre eram valorizadas pela “antiga” lista de emoticons.