
No Dia de São Valentim, concretamente, as ameaças podem vir de vários sítios. Há emails de spam que aparentam ser enviados a partir de sites de encontros, como o meetic.pt, match.com ou edarling.com, que contêm um link para instalar malware no computador da vítima. O objetivo deste spam é recolher informações pessoais que permitam ao atacante roubar dinheiro ou vender bases de dados, alerta a Kaspersky em email enviado para as redações.
Há outros esquemas já conhecidos, como o da “noiva russa”, onde damas em perigo enviam um email a pedir ajuda. Os emails são enviados em massa e sempre que há utilizadores a responderem, começa uma troca de correspondência que visa o roubo de dados ou levar o utilizador a transferir dinheiro voluntariamente para que a sua noiva possa sair do país.
Outro esquema já conhecido é o “spam nigeriano”, onde uma mulher, de um país africano, se apresenta como herdeira de uma enorme fortuna e que pede ajuda financeira para poder viajar e tratar de burocracias legais que lhe darão acesso ao dinheiro. O atacante passa depois a trocar emails pessoalmente com a vítima e, com alguma engenharia social, tenta obter dados pessoais e outro tipo de informação com que possa lucrar.
Os conselhos para evitar estes ataques passam por não abrir links em emails de origem duvidosa e não confiar em excesso em ofertas que pareçam demasiado boas para ser verdade.