O novo serviço chama-se Graph Search e permite aos utilizadores efetuar pesquisas no Facebook. Os resultados são obtidos de acordo com um conjunto de parâmetros e informações presentes na sua rede de contactos e só contemplam informação a que já tenhamos acesso
Mark Zuckerberg fez questão de mencionar, aliás, a preocupação da empresa com a privacidade. É por isso que o Graph Search só pesquisa conteúdo que tenha sido partilhado connosco ou público.
Zuckerberg quis também sublinhar que o Grach Search não se destina a efetuar pesquisas na Net mas sim a responder a questões como “Quais dos meus amigos vivem em São Francisco”.
O Graph Search recorre a frases e não palavras-chave, e os utilizadores podem descobrir informação como “quais dos meus amigos gostam de Star Wars e Harry Potter”.
Para já, o serviço encontra-se em fase beta, mas deverá começar a ser implementado já a partir de 16 de janeiro. Inicialmente, as pesquisas apenas poderão ser feitas em inglês, mas devem seguir-se outras línguas apesar de não ter sido especificado quais.