O Meo Kanal é um misto de canal de televisão e de rede social – é também um serviço que está na fronteira entre o televisor e o computador. Em conferência de imprensa realizada esta manhã, a PT deu a conhecer o serviço que permite que cada conta do serviço Meo crie até seis canais de televisão sem qualquer custo.
Apesar de gratuito, o serviço tem algumas condições: apenas está disponível para clientes do Meo, os “canais pessoais” só podem ser vistos na TV, mas todos esses mesmos canais têm de ser configurados a partir de um computador com acesso à Net.
O serviço arrancou hoje com um conjunto de 200 canais, onde figuram personalidades como o surfista Tiago Pires, o apresentador Rui Unas, ou o humorista Ricardo Araújo Pereira. Esta primeira leva de canais pretende servir de rampa de lançamento para futuras explorações do negócio de televisão e atrair tanto famosos e empresas como os utilizadores desconhecidos para um novo circuito de distribuição de conteúdos familiares, comerciais, regionais ou de grupos fechados.
Zeinal Bava, presidente executivo da PT, está convicto de que se trata de um serviço pioneiro a nível mundial, mas admite que o mercado da “televisão pessoal” ainda está a dar os primeiros passos: «Sabemos que este é um ponto de partida, mas não sabemos onde é que isto nos vai levar». Para acautelar o futuro, a PT já solicitou o registo de patente da tecnologia que suporta Meo Kanal.
Por enquanto, o serviço apenas implica o visionamento de um clip publicitário de 10 segundos. Os responsáveis da PT não fecham as portas à possibilidade de, no futuro, serem criados mecanismos que permitem inserir publicidade nos canais produzios pelos clientes do Meo. Outras das apostas do Meo Kanal é a captação de lojas de comércio eletrónico – uma opção que poderá implicar o desenvolvimento de um sistema de pagamentos eletrónico que hoje não existe.
Para criar um canal, o cliente do Meo tem de se registar no Portal da PT (se ainda não estiver registado). Depois, só tem de visitar o site do Meo Kanal, inserir as suas credenciais e criar um canal de TV, a partir do seu computador. A plataforma permite definir grelhas de transmissões para todos os dias da semana – sempre com base nos uploads (vídeos, fotos ou sons) que o utilizador faz a partir do seu computador. O utilizador também pode definir se o canal é público ou privado (acesso bloqueado por PIN).
A cada canal vai ser atribuído um número (com seis dígitos). É este número que vai permitir que outros clientes do Meo acedam ao canal a partir do seu televisor. Para isso, o utilizador tem de pegar no comando do Meo, premir a tecla verde e inserir o número, que encaminha para o canal que lhe foi recomendado por um amigo, um familiar ou por uma marca. Também vai ser possível aceder aos diferentes canais através dos tradicionais botões de zapping.
Além de um botão de “denunciar”, a PT deverá proceder à monitorização de conteúdos transmitidos pelos nos canais do novo serviço, a fim de evitar a disseminação de conteúdos pirateados ou que por qualquer outro motivo sejam ilegais.