O alerta foi dado por um internauta que descobriu uma falha no software proprietário das webcams da Trendnet.
A marca americana já confirmou esta falha, que afeta 26 modelos de câmaras. A Trendnet já começou a distribuir novas versões de firmware para sete modelos das câmaras que têm esta falha. Em declarações reproduzidas pela BBC, a marca informa que pretende lançar, até ao final da semana, atualizações para todos os modelos que têm esta vulnerabilidade causada por um erro de códigos introduzido em 2010.
Através dos links colocados em fóruns e sites especializados na Internet, os internautas podem aceder diretamente às imagens que as webcams da Trendnet estão a captar nesse momento, caso estejam conectadas à Net. Alguns internautas referem que os links permitem ver o que se passa num ambiente familiar, transmitindo pela Internet as imagens captadas em quartos de bebés, por exemplo.
A Trendnet admite que cerca de 50 mil câmaras usadas em diversos pontos do Globo sejam afetadas por esta falha. A marca norte-americana informa que está a alertar os utilizadores que registaram na web as suas webcams. Como apenas 5% dos clientes da Trendnet têm por hábito registar as suas câmaras, a marca admite avançar mais tarde para uma ação de alerta que permita a atualização de todos os modelos afetados pela falha de código.