A Google anunciou ontem o encerramento de dez serviços através do blogue da empresa . No artigo intitulado "Limpeza de primavera no outono", a empresa explica os motivos que levaram ao fecho de cada um dos serviços.
O Google Desktop, o Google Sidewiki e o Google Notebook são talvez os mais conhecidos entre os serviços que vão ser desligados. No grupo, encontramos também, o Google Web Security – uma suite de segurança produzida pela empresa que tem a particularidade de ser um serviço pago.
Neste caso, a empresa confirmou que embora o serviço seja descontinuado, os atuais clientes vão continuar a ter acesso a atualizações e suporte técnico para o serviço.
Alan Eustace, vice-presidente da Google e autor do artigo, escreve que "Esta mudança vai simplificar as coisas para os nossos utilizadores, melhorando a experiência global Google. A mudança também nos permite dedicar mais recursos para os produtos com maior impacto – aqueles que melhoram as vidas de milhares de milhões de pessoas."
Os outros serviços que vão receber "ordem de fecho" por parte da Google são o Aardvark, o Fast Flip, a API do Google Maps para Flash, o Google Pack, o Image Labeler e o Subscribed Links.
Eustace termina o artigo escrevendo: "Nunca tivemos medo de experimentar algo grande e arrojado, isso não vai mudar. Vamos continuar a correr riscos, apostando em novas tecnologias que demonstrem grande potencia".