Segundo o Nikkei, a razão é simples: a Sony não poderá reativar o serviço no Japão enquanto não apresentar mais informação sobre quais as medidas que tomou desde o ataque.
Kazushige Nobutani, diretor do departamento Media and Content Industry, no Ministério da Economia, Comércio e Indústria, disse que "reunimo-nos com a Sony nos dias 6 e 13 de maio, e basicamente queremos duas coisas deles: a primeira diz respeito a medidas preventivas. A 13 de maio a Sony ainda não tinha completado as medidas de que falou na conferência de imprensa de dia 1 de maio". Nobutani não discutiu pormenores sobre quais as medidas por questões de segurança.
A segunda coisa que o Ministério da Economia espera da Sony é saber como quer a empresa recuperar a confiança dos consumidores.
Recorde-se que a Sony começou recentemente a reativar a PlayStation Network nos EUA e na Europa. Ao mesmo tempo, a empresa está a pedir aos utilizadores que mudem a password da sua conta, à medida que estes se ligam novamente ao serviço.
A quantidade de pedidos para mudar a palavra-passe foi, todavia, de tal magnitude que tem havido demoras. No domingo, o blogue da PlayStation nos EUA dizia que "estamos neste momento a experimentar uma carga pesada de pedidos para reset de passwords, pelo que tivemos de desligar por aproximadamente 30 minutos estes serviços, de modo a limpar a fila [de processamento]."
Como seria de esperar, há muitos utilizadores que estão a tentar mudar a password em simultâneo, o que está a criar entupimentos não só nos servidores da Sony como também nos ISPs, que têm de lidar com uma carga extra de e-mails.
Já mudou a sua password na PSN? Acha que a situação está a ser bem gerida pela Sony?