Em resposta ao apelo feito pelo Wikileaks junto da comunidade de internautas, dois sites portugueses começaram a espelhar os polémicos conteúdos do portal.
Entre os pioneiros, encontra-se um empresário da Web, que dá pelo nome de Rui Cruz e começou a disponibilizar num site homónimo os conteúdos que puseram o Wikileaks nas bocas do mundo.
No seu site, Rui Cruz justifica esta decisão com o facto de considerar que a Wikileaks deve ser preservada "a todo o custo, pelo bem do jornalismo, da liberdade de imprensa e dos new media".
Além de Rui Cruz, também o endereço do Partido Pirata de Portugal já está a servir de espelho para o Wikileaks.
Estas iniciativas permitem contornar a remoção de que o endereço wikileaks.org.pt, depois de Mário Valente, pioneiro da Internet em Portugal e ex-presidente do Instituto das Tecnologias da Informação na Justiça (ITIJ), ter tentado, por iniciativa própria, registar o endereço sob o domínio .pt e direcionar os internautas para o Wikileaks.
Inquirida pelo site português da Computerworld, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que gere a atribuição de endereços no domínio .pt, justifica a decisão com o facto de os regulamentos atuais exigirem que o registo de endereços por pessoas individuais tenha o mesmo nome dessas pessoas, ou pelo menos coincida com a sigla desses nomes, ou com alguma atividade levada a cabo pelo requerente.
Mário Valente registou o endereço numa sexta-feira – tendo o mesmo sido removido na segunda-feira seguinte após a apreciação jurídica do gabinete da FCCN.
Mário Valente lembra no seu blogue que, por mais de uma vez, a FCCN já atribuiu endereços sem se preocupar com eventuais confusões de titularidade, e alega motivos políticos para remoção do endereço.
A FCCN já reagiu ao assunto, lembrando que o pedido de registo do Wikileaks.org.pt já tinha sido negado anteriormente a outra pessoa que o solicitou.
A FCCN atuou de forma adequada ao remover o endereço wikileaks.org.pt? Dê-nos a sua opinião.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail