De acordo com a PC Pro, o pub foi multado em oito mil libras (cerca de 8800 euros) porque um cliente fez um download de material pirateado, através da ligação Wi-Fi do estabelecimento.
O director da empresa responsável pelo hotspot, disse à ZD Net UK que a multa havia sido aplicada neste Verão, mas declinou fornecer o nome do pub envolvido no processo.
Pensa-se que esta terá sido a primeira vez em que um fornecedor de Wi-Fi foi responsabilizado pelas actividades dos seus clientes, o que poderá criar um precedente perigoso para os estabelecimentos públicos que fornecem este tipo de serviços.
Os peritos legais britânicos dizem-se espantados com esta decisão. Lilian Edwards, professora de direito de Internet, disse à ZDNet que as empresas que operam um hotspot público, não deveriam "ser, em teoria, responsáveis" pelos downloads ilegais levados a cabo pelos seus clientes.
Esta notícia aparece numa altura em que, de acordo com a BBC, vários advogados britânicos se preparam para enviar mais de 15 mil pedidos de compensação a pessoas acusadas de descarregar material com direitos de autos.
Acha que a caça ao download ilegal está a tomar proporções de exagero?