
Agarradinho à rede até que a bateria acabe

Agarradinho à rede até que a bateria acabe
A conferência de imprensa realizada esta manhã inseriu-se num plano de lançamento global, que abrangeu várias dezenas de sucursais que a operadora tem dispersas pelo mundo.
Com o "360", a Vodafone aposta no lançamento de uma interface que agrega várias ferramentas capazes de potenciar o tráfego de dados e o uso de aplicações para telemóveis, bem como a convergência entre celulares e computadores pessoais.
António Coimbra, presidente-executivo da operadora, não quis avançar com uma data precisa para a estreia do "360" em Portugal, mas admite que será seguramente "uma das bandeiras da Vodafone no Natal". O que leva a crer que o serviço será lançado em breve.
A adesão ao "360" pode ser feita no site do serviço ou nas lojas da Vodafone.
Em paralelo com o serviço 360, a Vodafone vai estrear dois smartphones fabricados em parceria com a Samsung. São eles o Vodafone 360 H1 e Vodafone 360 M1 (ambos com ecrãs tácteis e preços ainda não divulgados). Os dois terminais, que correm sobre o sistema operativo LiMo (da família Linux), serão os primeiros a ter o serviço "360" instalado de origem, mas a operadora pretende expandir este agregador de serviços a telemóveis de outras marcas, bem como às várias famílias de sistemas operativos.
A companhia estima que já seja possível descarregar o agregador "360" para 100 modelos de telemóveis.
A operadora lembra que o serviço também vai poder ser usado em computadores, e futuramente deverá estender-se aos serviços de IPTV.
Os clientes de operadores concorrentes também poderão solicitar serviços agregados no "360", desde que haja um sistema de pagamento e transferência de dados que o permita.
Quanto a perspectivas de negócio, a Vodafone acredita que, dentro de três a cinco anos, o "360" esteja implementado em mais de metade dos seus terminais.
A modalidade de tarifário ainda não está definida, mas o pagamento de taxas mensais fixas aparenta ser o mais adequado a um serviço que implica a sincronização permanente de dados e actividades entre telemóvel/computador e rede do operador.
Eis os principais serviços do "360":
1- Interface para os contactos que realça ou afasta ícones dos interlocutores mais frequentes. Os contactos já integram número de telefone, chat, páginas de portais sociais, e-mail, entre outros. Também disponível lista de contactos tradicional.
2- Loja de aplicações aberta à comunidade. À semelhança do que já sucede noutras marcas, a App Store da Vodafone pretende vender aplicações desenvolvidas por terceiros, com uma repartição de lucros ainda desconhecida. A Vodafone compromete-se a verificar que as aplicações comercializadas funcionam, bem como a possível existência de conteúdos ilegais ou pornográficos. A App Store vai centrar-se na venda de aplicações para telemóveis (jogos ou aplicações de escritório para PC não fazem parte do roteiro). Pelo que os preços deverão oscilar entre o gratuito e os 12 euros – em linha com o que já fazem outras App Stores.
3- O Google é um sucesso? O Facebook, o Twitter e o Windows Live Messenger também? A Vodafone vai agregar todos estes serviços/portais sociais no "360". O que significa que vai ser possível actualizar as páginas pessoais, fazer buscas na Net ou trocar mensagens a qualquer hora, desde que haja um computador ou um smartphone com o "360" instalado e um acesso à Net pronto a usar. Futuramente, vão ser agregados acessos a mais portais sociais.
4- Serviço de Mapas que permite indicar locais favoritos, localizar e ser localizado se houver autorização para tal, e recepção de comandos de voz
5- Loja de música com um milhão de faixas. Cada música comprada pode ser copiada livremente para outros dispositivos.