Eric Schmidt justifica este pessimismo com a oferta existente na Internet. "Por norma, estes modelos de negócio (de cobrança pelos contéudos) não funcionaram junto do público em geral, porque há tantas fontes gratuitas que tornam injustificado o custo marginal a pagar face ao valor proporcionado pela quantidade", explicou o líder da Google, durante uma videoconferência com executivos britânicos, que foi presenciada pela Reuters.
Schmidt está convicto de que apenas os jornais com informação que seja uma mais-valia para certos segmentos serão bem sucedidos na cobrança de conteúdos on-line. Segundo o presidente da Google, o segmento económico perfila-se como um dos mais bem posicionados para vender conteúdos na Web.
A News Corp, que é detida pelo conhecido Rupert Murdoch, acredita que o presidente da Google apenas tem razão em parte. Actualmente, a companhia já cobra pelo acesso ao diário de economia Wall Street Journal. A companhia, que detém o Times, o New York Post e o Sun, entre outros títulos, prevê aplicar estas taxas de acesso a mais periódicos durante 2010.
Está disposto a pagar para ler o jornal na Internet? Não seja sovina e dê-nos uma opinião.