Esta nova funcionalidade do site da Segurança Social foi agora apresentada e permite a cada contribuinte aceder aos dados correctos dos descontos feitos ao longo da sua vida profissional, ajudando-os a decidir se prolongam ou não a sua carreira contributiva adiando ou não a sua idade de reforma. Entretanto, o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, anunciou que, em Janeiro de 2008, irá também passar a ser possível fazer a simulação das pensões a receber com base em estimativas dos salários futuros. Para ter acesso a estes dados só terá de aceder ao site da Segurança Social – em
www.seg-social.pt – e registar-se com os seus dados de beneficiário. Recorde-se que, até agora e desde Novembro de 2005 (altura em que foi activado o portal da Segurança Social) mais de 2,3 milhões de cidadãos e empresas acederam à Segurança Social Directa, de acordo com dados avançados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Portal da Segurança Social já calcula reformas
Os registos da carreira contributiva de cada trabalhador já podem ser consultados on-line, no portal Segurança Social Directa, a partir de uma base de dados que abrange todos os períodos de descontos desde 1980.