Na próxima primavera, não é só canto dos pássaros que promete voltar – também uma app que distingue os diferentes sons produzidos por pássaros deverá fazer a sua aparição.
A app desenvolvida na Universidade de Queen Mary, em Londres, foi rapidamente alcunhada de “Shazam dos passáros” por ter um modo de funcionamento similar à conhecida aplicação que permite identificar autores de músicas a partir de pequenos trecho gravados. Por enquanto, a Warblr vale mais pelo efeito surpresa do que pela capacidade técnica: a BBC refere que, durante um simples teste, a app falhou em três tentativas de identificação de um canto de um pássaro.
A elevada margem de erro da app não desanima os dois investigadores que pretendem angariar fundos para o desenvolvimento deste software através de uma campanha de crowdfunding que deverá ser lançada em breve.
A Warblr tem por base um repositório de sons de 88 aves previamente classificados pelos mentores da app. Com base nesta classificação, o sistema “aprende” a reconhecer as diferentes gravações de cantos de pássaros – e apresenta resultados que têm por base estimativas de semelhança entre o repositório de sons e as diferentes gravações.
«É, sem dúvida, surpreendentemente difícil reconhecer automaticamente qualquer pássaro e a espécie a que pertence, porque cada espécie pode fazer um som diferente consoante a hora do dia, a idade, ou se está na época de acasalamento ou não», justificou Dan Stowell aos jornalistas da BBC, quando questionado sobre a complexidade inerente ao desenvolvimento de uma app como a Warblr.