O Rotunbot RT-G está a ser desenvolvido pela Logon Technology e entrou agora em fase de testes no terreno. Trata-se de uma esfera robotizada que pesa 125 quilos, que se equilibra sozinha e que consegue perseguir criminosos a 35 km/h pela terra e pela água, ostentando ainda uma série de armas não letais. O robô está agora a ser testado pela polícia chinesa.
Além de armas, o Rotunbot tem também um amplo conjunto de sensores, incluindo GPS para posicionamento, múltiplas câmaras e ultrassons para poder ‘ler’ o ambiente circundante, evitar pessoas e obstáculos e alvejar as ameaças e alvos desejados, explica o New Atlas, que cita a agência China Xinhua News.
O robô consegue atingir os criminosos pela zona dos joelhos, se estiverem em movimento, fazendo-os tropeçar. Nas suas movimentações, passa com facilidade por lama, condições de humidade e mesmo em todo-o-terreno, desde que moderado e que as câmaras não se sujem muito, para permitir a navegação.
As autoridades na província de Zheijiang estão a testar a solução e receberam uma versão modificada para combate ao crime, equipada com gás lacrimogénio, bombas de fumo, buzinas, dispersadores de multidão acústicos e redes que podem ser disparadas para emaranhar suspeitos.
Nesta fase, o Rotunbot exige controlo manual, mas a empresa criadora está a preparar também uma versão autónoma.